Vamos à seguir descrever alguns conceitos que poderão auxiliá-la a poupar tempo na hora de decidir com que roupa vai sair, economizando - assim – seu precioso tempo, além de valorizar o seu visual:

1 – É verdade que o preto combina com tudo  ?

Acredite, não é verdade. A neutralidade do preto tem limites. Combinar cores vivas com o preto necessita certo cuidado. Evite a proporção meio-a-meio do preto com cores vivas. Procure adotar a proporção de 70% preto. Se preferir não arriscar o melhor é usá-lo com cores neutras e suaves como o pele de ovo, rose ou creme.

2– Coringa no guarda roupa ?  É super indicado tê-lo.

Um sapato ou bolsa de reconhecida qualidade é um ótimo investimento que garante a qualquer tempo um visual legal e diferenciado

3 – E agora?  Com que roupa eu vou?

Você acabou de receber um convite para um evento e desconhece o significado do traje sugerido. As opiniões a seguir ajudarão você a escolher o look :

- Traje Esporte  – Nesse caso a pedida é que você sinta-se confortável, sem necessidade de produção elaborada. Prefira calças retas ou de alfaiataria, saias evasê, retas ou rodadas. Sempre em tecidos opacos, combinando com camisas, blusas ou tricô. Você pode optar também por vestidos leves. Os acessórios devem ser discretos, preferencialmente sem brilho. Bolsas podem ser grandes ou médias. Para calçar sandálias ou sapatilhas de couro ou tecido. Escarpins também são opção.

- Traje Passeio  ou  Esporte Fino – Agora o visual precisa estar um pouco mais elaborado. Prefira terninhos ou blazers, vestidos na altura dos joelhos, saias ou calças com blusas em tecidos mais elaborados e leves. Os sapatos devem ser mais delicados, com saltos mais altos e solados finos. As bolsas devem ser pequenas e nos materiais semelhantes aos calçados.  Os acessórios, em metal, podem combinar com pedras ou pérolas.

- Traje Passeio Completo ou Social –  Chegou a hora de você elaborar a produção. Dê preferência para vestidos, saias, tailleurs e blusas em materiais refinados: - musselina, cetim, seda, renda. Os calçados com saltos altos e finos, sandálias ou escarpins com bicos finos. As bolsas devem ser pequenas. Como acessórios esqueça as bijuterias. O momento pede jóias ou semi-jóias.

- Traje Gala ou Rigor – Agora você vai  “abalar geral”.  Não economize nos longos. Tecidos só os luxuosos e sofisticados. Nos pés escarpins ou sandálias de saltos altos e bicos finos, forrados em tecido ou metalizados. Bolsas pequenas ou carteiras produzidas com materiais nobres. Para finalizar o visual use jóias ou semi- jóias com pedras preciosas ou semipreciosas.

4 – Quer escapar da rotina sem exceder na dose ?

Se for usar peças com muita informação, selecione uma como a principal. Isso quer dizer que essa será o centro das atenções.  As demais, bem como eventuais acessórios, serão coadjuvantes.

5 – Cansou da mesmice do seu guarda-roupa ?

Aumentar as opções de cores deixa o seu look mais interessante. Misture as cores mais vivas com as neutras. Se você abusa do preto, mescle com cores mais claras para variar. As cores básicas ( cinza e suas nuances, preto, marrons e derivados, marinho, creme, natural, cáqui e bege) são ideais para calças, saias, casacos e blazers. Já o verde oliva, uva, berinjela e vinho ficam perfeitas em saias, vestidos, calças e blazers. Agora  as cores fortes como pink, azulão, laranja e coral são indicadas para camisetas, blusas, vestidos de festa e lenços. Finalmente as claras como o branco, lilás, amarelo bb, verde bb, azul bb, ficam perfeitas nas camisas, vestidos de festa, blusas e malhas em geral.

6 – Tem receio de errar na combinação de cores ?

Se você quer ter a sensação de  estar estreando uma roupa nova  a cada dia experimente usar novas combinações dentre as disponíveis no seu guarda roupa.

- Cores básicas de cima a baixo. É  muito chique combinar tonalidades neutras como o bege com o petróleo, o cinza claro com a berinjela. Se escolher usar o bege com o marrom, que são “parentes”,  convém  optar por tecidos interessantes ou acessórios que se destaquem no visual, evitando – desse modo – que o conjunto fique “mortinho”.

- Cores básicas com coloridas. Fuja do comum mesclando cinza com verde bb, pink, amarelinho ou lilás; havana com rosa antigo ou azul claro; natural com lilás ou azul bb; marinho com laranja.

- Tom sobre tom. Mesclar várias tonalidades da mesma cor geram visuais sofisticados. Você pode combinar tonalidades vivas ou claras com tons escuros. Se preferir, para deixar o visual ainda mais interessante, mescle até três tons da mesma cor.

7 – É válido mesclar duas ou mais estampas no mesmo visual ?

É sim, pode-se combinar várias estampas desde que elas tenham – ao menos – duas cores em comum. Todavia, crie um equilíbrio use uma das peças lisa, que tenha uma cor presente em ao menos uma das estampas.

8 – Acessórios. Use sem exageros. Nem tanto, nem tampouco.

Todos concordam que, quando usados sem exagero, os acessórios levantam qualquer visual. Para que você saiba se está exagerando ou sendo comedida no uso dos acessórios uma dica é ranquear o uso. Assim o acessório simples vale um ponto. Se tiver mais detalhes considere dois pontos. Se for classificado como chamativo vale três pontos.  O resultado final não deve ser menor que três pontos. E nunca maior que 13 pontos.

9 – Abaixo a mesmice !  Curta a mistura de tecidos.    

A combinação de tecidos com aparência mais sofisticada com brilhantes e com maciez no toque deixa um efeito diferente e interessante.

10 -  Como harmonizar acessórios com o vestuário ?

Para o visual ficar equilibrado e necessário que os acessórios e as roupas sigam na mesma direção. Se o visual tem traços curvos – uma estampa floral, por exemplo – combine , então, com uma sapatilha de bico arredondado.  Já estampas com linhas angulares vão combinar com um calçado de bico mais fino.

11 – Sapatos coloridos. E aí ?  Vale a pena ?

Claro. Sempre valem. Entretanto, cuidando para que a atenção não seja canalizada para os pés, desconstruindo o visual, procure usar a mesma cor em uma alguma outra peça, acessório ou detalhe.

12 – Abaixo a mesmice !  Curta a mistura de tecidos.    

A combinação de tecidos com aparência mais sofisticada com brilhantes e com maciez no toque deixa um efeito diferente e interessante

13 – Alongar as pernas . Tem segredo ?

Se você pensa que suas pernas são mais curtas do que gostaria que fossem, use sapatos com tonalidade semelhante ao seu tom de pele, com modelagem que deixe o peito dos pés visível. Desse modo, não vai ficar tão visível a separação entre os pés e as pernas, passando a você a sensação de parecer mais alta.